A ExpoANEC 2025, realizada em Fortaleza durante o VII Congresso Nacional de Educação Católica, foi marcada por encontros inspiradores, inovação e um número recorde de participantes. Com a presença de aproximadamente 100 marcas e mais de 300 estandes, o evento consolidou-se como o maior ponto de encontro do setor educacional confessional do Brasil.
A feira proporcionou um ambiente de troca e conexão entre instituições educacionais católicas, parceiros estratégicos, expositores no geral e representantes de diferentes setores públicos e privados. A diversidade de soluções apresentadas — da educação tecnológica à literatura, passando por políticas públicas, sustentabilidade, inovação e espiritualidade — tornou a ExpoANEC uma verdadeira vitrine da missão educativa da Igreja no país.

Para Padre Sérgio Augusto, diretor-geral da editora Edebê, “é uma alegria participar da ExpoANEC porque compartilhamos a mesma missão da educação católica, do desenvolvimento de um projeto humanista integral, e isso sempre visa colaborar e ajudar a crescer essa dimensão nossa no Brasil, fortalecer os vínculos, também oferecendo produtos de qualidade.”
O diretor da FTD Educação, Paula Morégola, também celebrou a participação e adiantou a expectativa para o próximo encontro: “Estamos muito felizes com tudo o que realizamos aqui e já sonhando com o que poderemos alçar no Rio de Janeiro, onde acontecerá a próxima ExpoANEC”.
Para João Moreira, da Zoom Education, participar da feira foi mais uma vez uma experiência de alto impacto: “É muita interação bacana com professores, com gestores. Sempre conseguimos colher muita coisa boa desse evento. Indico e sugiro que todos participem das próximas edições”.
Representantes de instituições públicas também marcaram presença, como o Ministério da Educação, a CAPES, e o INEP, aproximando políticas públicas das instituições educacionais católicas. “É um prazer estar na ExpoANEC com a instituição CAPES, que concede bolsas de estudo para mestrado, doutorado, fomenta a pós-graduação no país. É importante estar com os nossos parceiros aqui, com o público que tem interesse na pesquisa. Vale muito a pena visitar a feira e participar dos próximos congressos.”
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) participou pela primeira vez da ExpoANEC e celebrou o espaço de visibilidade dado aos povos da Amazônia. “Foi gratificante ver que a educação é transformadora também nesse espaço. Talvez agora tenha surgido uma conscientização maior sobre a importância da Amazônia e seus direitos”, afirmou a representante da instituição.

Empresas e editoras também valorizaram a qualidade do público presente. “É um evento de muito potencial. As pessoas estão focadas em buscar soluções. Para a Layers Education, é de extremo orgulho e satisfação estar aqui”, destacou Danilo Yoneshige, cofundador e CEO da empresa. Já a National Geographic ressaltou a sinergia com a missão das escolas católicas: “Conversamos com várias pessoas e demos grande visibilidade à nossa marca e àquilo que acreditamos”.
A ExpoANEC 2025 também contou com a presença de instituições de ensino superior, como a Unisinos, que destacou o papel do evento na reafirmação da identidade da educação católica em um mundo em constante transformação, e de escritórios que atuam com instituições educacionais, como a Alcoe Advogados Associados. “É um grande prazer estar aqui com vários players da educação católica, partilhando desse momento, experiências, relacionamentos e, em especial, esse contato direto com as instituições para que nós possamos auxiliar na solução de problemas que elas possam ter”, destaca o sócio-diretor.

Mais do que uma feira, a ExpoANEC foi um espaço de missão partilhada, de diálogo aberto e de reafirmação do compromisso com uma educação cada vez mais humana, inovadora e evangelizadora.
Assista ao vídeo com alguns trechos da ExpoANEC 2025.
Agora, a expectativa já se volta para a próxima edição, que acontecerá no Rio de Janeiro, no Riocentro, em 2027. Até lá!