VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA ANEC

Inicia o VI Congresso Nacional de Educação Católica em Salvador, Bahia

Foi dada a largada, neste dia 29/6, ao VI Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). Em Salvador, Bahia, aproximadamente 2 mil pessoas, entre gestores, educadores e expositores, estão reunidas para dialogar sobre tendências e desafios da educação acerca do tema Transformar o presente, tecer o futuro: pactos e compromissos.

A manhã foi iniciada com uma Celebração Eucarística, realizada pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Bahia, que contou com a relíquia da Irmã Dulce, apresentada pelo Pe. João Batista, presidente da ANEC, e seguida da mesa de abertura do evento. A mesa foi composta por integrantes do Conselho Superior e da Diretoria da ANEC,  Irmã Iraní Rupolo, presidente do Conselho Superior da ANEC; do Padre João Batista, diretor-presidente da ANEC; da Irmã Adair Sberga, diretora 1ª vice-presidente da ANEC; da Irmã Marli Araújo, diretora 1ª tesoureira da ANEC; do Irmão Paulo Fossati, membro do Conselho e representante do Conselho Nacional de Educação (CNE); e por representantes religiosos, como Padre José Miguel Cardoso, do Dicastério para a Cultura e Educação na Cúria Romana; Dom Gregório Paixão, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Dorival Souza Barreto Júnior, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador; Irmã Eliane Cordeiro de Souza, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Representando o estado da Bahia, compuseram a mesa Geraldo Júnior, vice-governador do estado da Bahia; Ana Paula Matos, vice-prefeita do estado de Salvador; e Rowenna Brito, secretária de Educação do Estado da Bahia. 

A mesa também recebeu o Pastor Marcos Fernando Ziemer, presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Olga Izilda, Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC); Custódio Pereira presidente do Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (FONIF); Larissa Martino, Diretora Executiva da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e Andrei Silva, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).  

Como preconiza o tema desta edição do Congresso, Pe. João defendeu que o evento pretende buscar inspirações para transformar o presente, tecendo o futuro. “Vamos, aqui, reafirmar pactos e compromissos em nome da educação inclusiva e de qualidade com a participação do expressivo número de educadores neste espaço. O nosso objetivo é que, ao término desses três dias de trabalho, cada participante tenha se apropriado de percepções e ideias que impactarão na gestão administrativa, pedagógica e pastoral de sua intuição, multiplicando as boas ideias”, pontua. Na mesma linha, Ir. Irani ressalta que o transformar que esse encontro propõe precisa acontecer em conjunto, assim como o educar. “Portanto, cá estamos para tecer a mudança partindo em cada um de nós, por meio de pactos e compromisso. Pensar a educação é pensar no futuro da humanidade”, reflete.

Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia, acredita ser fundamental enaltecer o poder da educação como força motriz para a mudança social. “Conforme disse Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Assim, ressalto a importância de se investir em um ensino que promova valores sólidos e solidários, e indivíduos críticos, autônomos e capazes de aprender ao longo da vida – como o promovido pela formação católica presente nas instituições aqui presentes”, expõe. 

VI Congresso Nacional de Educação Católica 2023

Com o objetivo de discutir as tendências e as projeções para a Educação Católica no país, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promove o VI Congresso Nacional de Educação Católica 2023 entre os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. Com o tema Transformar o presente, tecer o futuro: pactos e compromissos, são esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre gestores educacionais, professores e palestrantes.

Além das palestras, o Congresso conta ainda com a feira ExpoANEC, que tem a participação de mais de 60 empresas do mercado educacional, apresentando as novidades e as tendências do segmento. A novidade desta edição é que, na sexta-feira, dia 30 de junho, a ExpoANEC será aberta ao público geral, inclusive para alunos das instituições de educação do estado.